Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Greve da Air Canada termina: voos voltam a operar neste domingo

A Air Canada volta a operar normalmente a partir deste domingo (17), após uma decisão do Ministério do Trabalho do Canadá. Olha só: mais de 10 mil comissários de bordo cruzaram os braços no sábado (15), paralisando completamente as operações da companhia aérea. Segundo a Reuters, a previsão é que os aviões decolando e pousando por volta das 21h (horário de Brasília).

No sábado, o governo canadense interveio, afastando o risco de um prejuízo econômico gigantesco. A ministra do Trabalho, Patty Hajdu, pediu ao Conselho Canadense de Relações Industriais que impusesse uma arbitragem obrigatória, decretando o fim imediato da greve. “Usei minhas prerrogativas, previstas na Seção 107 do Código Trabalhista Canadense, para ordenar a retomada imediata das operações. Precisávamos garantir a paz trabalhista e proteger os interesses do Canadá, dos canadenses e da nossa economia”, declarou a ministra.

A paralisação afetou voos com passagem pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destinos e origens em Toronto, Montreal e Buenos Aires. Na manhã de sábado, três partidas (para Buenos Aires, Toronto e Montreal) e duas chegadas (de Toronto e Buenos Aires) foram canceladas, segundo o painel de voos do aeroporto. A recomendação do aeroporto é que os passageiros procurem a Air Canada para obter informações atualizadas. O g1 entrou em contato com a companhia, mas ainda não recebeu resposta sobre o impacto total no Brasil. A Air Canada relatou o cancelamento de mais de 700 voos globalmente.

Imagens de passageiros aguardando atendimento em um balcão da Air Canada no Aeroporto Internacional de Québec na sexta-feira (15) circularam na internet. Em nota, a empresa lamentou os transtornos e pediu aos clientes que evitassem ir aos aeroportos. “Vamos notificar os passageiros com viagens próximas sobre cancelamentos e opções disponíveis. Quem tem voos próximos e ainda não cancelados pode remarcar a viagem ou receber um crédito para uso futuro”, informou a Air Canada.

De acordo com Hugh Pouliot, porta-voz do Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), a greve começou por volta da 1h da manhã (5h em Brasília) após impasse nas negociações salariais. A paralisação completa poderia afetar cerca de 130 mil pessoas diariamente, incluindo 25 mil canadenses no exterior. A Air Canada opera cerca de 700 voos diários no mundo todo.

As negociações entre a Air Canada e o CUPE se arrastavam há oito meses. A questão principal é a remuneração e o pagamento pelo trabalho dos comissários durante períodos em que os aviões não estão em voo. O sindicato rejeitou a proposta da empresa de um aumento de 38% na remuneração total (incluindo benefícios e aposentadoria) em quatro anos. Embora a empresa afirmasse que isso tornaria seus comissários os mais bem pagos do Canadá, o sindicato considerou insuficiente o aumento de 8% proposto para o primeiro ano, diante da inflação.

**E quando o voo atrasa ou é cancelado?** A companhia aérea precisa avisar o passageiro imediatamente. Além disso, a empresa deve manter o passageiro informado a cada 30 minutos sobre atrasos, oferecer assistência material (dependendo do tempo de espera) e, em caso de atraso superior a 4 horas ou cancelamento, oferecer reacomodação, reembolso integral ou transporte alternativo, conforme a preferência do passageiro.

Fonte da Matéria: g1.globo.com