Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Cariocas de coração: estrangeiros apaixonados pela Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro, com suas belezas naturais e o carisma inigualável de sua gente, conquista corações mundo afora. Influenciadores digitais estrangeiros estão provando isso, construindo suas vidas na cidade e compartilhando suas experiências nas redes sociais. Um exemplo? Nino Fallard. Esse francês, olha só, chegou ao Rio há três anos, durante uma viagem que tinha tudo para ser apenas uma rápida visita de três meses pela América do Sul. Mas, que nada! Se apaixonou perdidamente e decidiu ficar.

“Caí de paraquedas aqui, sabe? A ideia era ficar só três meses no Brasil, talvez conhecer outros países da América do Sul… mas o Rio me pegou de jeito! Já se passaram três anos!”, conta Nino, com um sorriso no rosto. E o que o fez ficar? “O sol, as praias, as pessoas – gente linda e muito legal! As paisagens, a cultura… tudo aqui é incrível, de verdade! Minha rotina é pura vida carioca: malho na praia, depois um mergulho com os amigos, uma pelada de altinha e, pra fechar o dia, um pagode!”.

Para Nino, não existe povo igual ao carioca. “Tô gravando vídeo, e sempre aparece alguém com um ‘E aí, patrão! Fala com o paizão!’, ou um elogio, me chamam de Tom Cruise, Brad Pitt… No Brasil, você não faz um pedido, você fecha amizade com o atendente! O cara vira meu amigo pra vida!”, brinca ele, mostrando a espontaneidade do carioca. “Camisa? Não existe pra carioca! Virei carioca, treino sem camisa mesmo!”, completa, aos risos.

Mas não é só Nino que está construindo sua história carioca. Outros influenciadores estrangeiros também estão por aqui, dando dicas e mostrando a cidade para seus seguidores. Tem ainda quem ajude outros estrangeiros a se adaptarem à vida carioca, evitando as famosas “armadilhas” da cidade.

Um exemplo bacana é o casal argentino Carlos Velazco e Natalia Cuneo. Ele, de Buenos Aires, ela de Rosário. Os dois, acredite, são filhos de mães brasileiras e pais argentinos, um elo que os uniu e os trouxe para o Rio. Carlos é geógrafo, Natalia, turismóloga. Juntos, criaram um canal que mostra a cultura carioca para turistas latino-americanos, indo muito além do Cristo Redentor.

“A gente quer mostrar a cultura daqui, mostrar muito mais do que só o Cristo”, afirmam. Natalia completa: “Nosso sonho é mostrar essa cidade que amamos, que escolhemos. A gente diz que veio para o Brasil por causa dos nossos pais, mas a verdade é que escolhemos o Rio todos os dias!”. A paixão fala mais alto, não é mesmo? E a prova disso são esses estrangeiros que, apaixonados pela Cidade Maravilhosa, a adotaram como sua, mostrando ao mundo o verdadeiro espírito carioca.

Fonte da Matéria: g1.globo.com