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Chevrolet Tracker 2026: Três acertos e três derrotas na luta contra os rivais

O Chevrolet Tracker, o SUV mais econômico da GM, tava precisando de uma atualização, né? Por um bom tempo, seu visual ficou pra trás comparado aos concorrentes, tipo Hyundai Creta e Honda HR-V, sem falar na chegada dos elétricos chineses. Aí, na primeira quinzena de julho de 2025, a GM deu um tapa no visual, deixando-o mais parecido com o Equinox na versão top. A ideia? Reaquecer as vendas, que estavam paradas desde 2022, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Mas a coisa não tá fácil. O Tracker perdeu a liderança entre os SUVs mais vendidos pro Volkswagen T-Cross e ainda viu o Creta crescer enquanto ele perdia espaço. A gente rodou uns 300 km com a versão mais completa do Tracker em Minas Gerais pra ver se ele tem chances de voltar ao topo. E olha só o que descobrimos: os acertos e os pontos fracos dessa nova versão.

Antes, um resumo dos preços e versões disponíveis no Brasil:

* **Chevrolet Tracker AT Turbo (R$ 119.900):** Seis airbags; chave presencial; central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; Wi-Fi nativo; farol automático; piloto automático; lanternas em lente cristal; sensor de estacionamento traseiro; faróis Full LED; roda aro 17″ com calota.

* **Chevrolet Tracker LT Turbo AT (R$ 154.090):** Central multimídia de 11″; painel de instrumentos digital de 8″; câmera de ré de alta resolução; painel frontal com acabamento macio; calotas em dois tons; rack de teto; console com apoio de braço; retrovisores na cor do veículo.

* **Chevrolet Tracker LTZ Turbo AT (R$ 169.490):** Ar condicionado digital; monitor de pressão dos pneus; lanternas em LED; interior preto premium; rodas de liga leve 17″; indicador de distância frontal; alerta de ponto cego; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência.

* **Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo AT (R$ 189.590):** Motor 1.2 turbo; faróis de neblina em LED; interior premium preto e bege; rodas de liga leve 17″ com acabamento exclusivo; teto solar panorâmico; estacionamento automático; sensores de estacionamento frontal e lateral; retrovisor interno eletrocrômico; carregador para celular sem fio; sensor de chuva; acabamentos cromados.

* **Chevrolet Tracker RS 1.2 Turbo AT (R$ 190.590):** Interior premium preto e vermelho; rodas de liga leve 17″ com acabamento exclusivo; detalhes pretos (gravatas, logo RS, emblemas, retrovisores e rack de teto).

E agora, vamos aos prós e contras do Tracker 2026:

**✅ Acertos:**

* **Novo visual interno e externo:** Rodas, para-choques, lanternas e faróis renovados, com uma dianteira mais agressiva. Os faróis de LED, incluindo a DRL (iluminação diurna), seguem a tendência dos modelos chineses, com a DRL em cima e os faróis embaixo – uma estratégia também usada pelo Creta. O interior ganhou um painel digital e uma central multimídia de 11 polegadas, bem mais intuitiva. Apesar do plástico rígido, as texturas diferentes melhoraram a sensação ao toque. Na real, não é tão ruim quanto o do T-Cross.

* **Desempenho e conforto na direção:** Quem já conhece o Tracker vai se sentir em casa. O volante é leve e o motor 1.2 turbo (na versão top) tem um bom desempenho na cidade. A resposta do acelerador não é instantânea, mas bem melhor que a do T-Cross. A suspensão equilibra conforto e firmeza. E, acredite, o motor é silencioso e com pouca vibração, diferente do T200 do Citroën Aircross, por exemplo.

* **Motor mais silencioso e potente:** A correia dentada banhada a óleo (a mesma do Onix) contribui para o silêncio e a redução de vibrações. A manutenção é mais espaçada (240 mil km, contra 60 mil km da correia seca), mas precisa ser feita direitinho, senão pode dar problema.

**❌ Deslizes:**

* **Correia banhada a óleo (mesma do Onix):** Apesar da maior durabilidade, exige manutenção precisa.

* **Falta de itens de conforto e tecnologia:** O Tracker ainda deixa a desejar em relação aos rivais. Coisas básicas como freio de mão eletrônico, piloto automático adaptativo, freio automático com auto hold, câmera 360 graus, ar-condicionado de duas zonas, saída de ar para os passageiros traseiros e ajustes elétricos de assentos estão faltando. Isso coloca o Tracker numa posição difícil, já que concorrentes como o Creta Ultimate 1.6 Turbo (R$ 189.990), Chery Tiggo 7 Pro Hybrid (R$ 174.990), Chery Tiggo 8 Pro (R$ 189.990) e porD Song Pro (R$ 189.990) oferecem esses itens, muitas vezes por um preço similar ou até menor que a versão top do Tracker, e ainda entregam mais potência e espaço interno. Olha só a comparação:

* **Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo:** Motor mais potente (193 cv contra 141 cv do Tracker), visual mais moderno, painel digital maior, câmera 360 graus, alerta de ponto cego com câmera, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, ajuste elétrico do assento do motorista, saída traseira do ar-condicionado, teto solar panorâmico maior, freio de mão eletrônico, porta-malas maior (422 litros contra 393 litros do Tracker).

* **Chery Tiggo 7 Pro Hybrid:** Motor mais potente (160 cv contra 141 cv do Tracker), sistema híbrido leve, ajuste elétrico dos dois assentos dianteiros, freio de mão eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, saída traseira do ar-condicionado, iluminação ambiente, porta-malas maior (475 litros contra 393 litros do Tracker).

* **Chery Tiggo 8 Pro:** SUV maior, 7 lugares, motor mais potente (187 cv contra 141 cv do Tracker), ajuste elétrico dos dois assentos dianteiros, freio de mão eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, saída traseira do ar-condicionado, iluminação ambiente, porta-malas maior (889 litros em configuração de 5 lugares contra 393 litros do Tracker), GPS nativo, câmera 360 graus.

* **porD Song Pro:** Motor mais potente (223 cv contra 141 cv do Tracker), sistema híbrido plug-in (39 km de autonomia elétrica), central multimídia maior (12,8 polegadas contra 11 polegadas do Tracker), GPS nativo, ajuste elétrico dos dois assentos dianteiros, freio de mão eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, saída traseira do ar-condicionado, iluminação ambiente, porta-malas maior (520 litros contra 393 litros do Tracker), abertura elétrica do porta-malas.

* **Preço da versão top:** A versão top do Tracker custa o mesmo ou mais que rivais com mais itens e potência.

Em resumo, o Tracker 2026 deu um passo na direção certa com o visual, mas ainda precisa correr para alcançar seus concorrentes em termos de tecnologia e itens de conforto. A GM tem trabalho pela frente.

Fonte da Matéria: g1.globo.com