Tá circulando um vídeo nas redes sociais, gente! Dizem que o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou enviar navios de guerra ao Brasil caso haja “interferência internacional”. Mas calma, é #FAKE! Olha só:
O vídeo, postado no TikTok na quarta-feira, dia 6, já tinha mais de 110 mil visualizações no primeiro dia. Mostra Putin falando russo numa videoconferência, mas as legendas em português… nossa, que coisa! Estranhas, com frases desconexas, sem pé nem cabeça.
A legenda dizia mais ou menos assim: “O Estado democrático de Direito. Todos os conspiradores serão derrubados e julgados pelo povo! Repito: se o Brasil sofrer interferência internacional, enviaremos nossos navios de guerra às praias brasileiras, totalizando 16 mísseis balísticos em cada frota. Ogiva esta que pode atingir Washington DC em apenas 15 a 20 minutos. O Samart 2 tem o poder de destruição de um raio do tamanho da França. Que fique bem claro, o Brasil não está sozinho! Que as manifestações limitem-se apenas ao Brasil. Sem a interferência internacional”.
Incrível como essa publicação viralizou, justamente no dia em que entrou em vigor o aumento das tarifas de importação de produtos brasileiros para os EUA, determinado por Donald Trump. A Casa Branca, inclusive, alegou que o governo brasileiro estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, citando nominalmente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mas por que isso é mentira? A gente do Fato ou Fake fez uma busca caprichada no Google e Bing, e não encontramos NADA em fontes confiáveis, tipo grandes veículos de imprensa, que confirmasse essa declaração de Putin.
As legendas malucas já denunciavam a farsa, né? E tem mais: o tal “Samart 2” provavelmente é uma deturpação do nome Sarmat 2, um míssil russo real, mas que não tem absolutamente nada a ver com o Brasil.
Para confirmar, a gente usou o Pinpoint do Google para transcrever o áudio original em russo. Depois, pesquisamos o texto completo. Aí descobrimos que as falas de Putin, na verdade, são de uma entrevista em 10 de outubro de 2022, onde ele alertava a Ucrânia sobre retaliações severas em caso de ataques ao território russo. Você pode conferir aqui [link 1], aqui [link 2] e aqui [link 3].
Resumindo: É #FAKE! Putin não fez nenhuma ameaça ao Brasil. Não caiam nessas fake news!
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte da Matéria: g1.globo.com