Olha só que situação inusitada aconteceu em Castell de Ferro, Granada, no sul da Espanha, neste domingo (3)! Uma praia lotada, a Praia de Sotillo, foi palco de um desembarque bem… peculiar. Por volta das 14h, horário local, uma lancha chegou perto da areia, e dez imigrantes simplesmente pularam na água! Eles nadaram até a praia, numa cena que durou menos de um minuto e foi toda filmada. Tipo assim, os três caras na lancha, com a cabeça escondida debaixo de roupas pra ninguém reconhecer, fugiram rapidinho depois de deixar os imigrantes na água.
Aí que começa a confusão! Alguns banhistas, na hora, reagiram e tentaram deter os imigrantes. Incrível, né? Os que conseguiram escapar foram perseguidos pela Guarda Civil, chamada às pressas. Segundo o jornal “Granada Hoy”, alguns conseguiram sumir no meio da cidade, correndo pelas ruas, desviando dos carros e até invadindo propriedades particulares! Uma verdadeira correria!
No fim das contas, a polícia confirmou a prisão de nove imigrantes. Eles disseram que vieram do Marrocos. Um deles, pelo jeito, deu no pé. Me parece que a situação foi bem tensa. Os detidos foram levados pra Polícia Nacional e depois encaminhados para o Centro de Acolhimento Temporário de Migrantes (CATE), no Porto de Motril.
A Cruz Vermelha, que cuida do CATE junto com o Ministério do Interior espanhol, disse que todos estão bem e receberam atendimento médico. Ufa! Ainda bem que tudo terminou bem, pelo menos para os que foram detidos. A situação toda mostra a realidade da imigração na Europa, né? É um assunto complicado.
Fonte da Matéria: g1.globo.com