Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump promete repassar parte da arrecadação de tarifas a americanos de baixa renda

Olha só! O presidente Donald Trump soltou uma bomba no domingo (3): pode ser que parte do dinheiro arrecadado com as novas tarifas sobre produtos de outros países vá direto para o bolso de americanos de baixa e média renda. Isso mesmo! Antes de embarcar no Air Force One, em Nova Jersey, Trump disse aos jornalistas: “Pode haver uma distribuição, um dividendo, para o povo do nosso país, especialmente para as pessoas de renda média e baixa. Poderíamos fazer um dividendo”. Uau!

Essa declaração vem na esteira de um novo “tarifaço” anunciado na semana passada. Trump assinou uma ordem executiva que mexeu bastante com o comércio internacional, aumentando e alterando as tarifas sobre produtos de diversos países. A gente tá falando de alíquotas que vão de 10% a 41%! Elas entram em vigor a partir de 7 de agosto, na maioria dos casos.

Mas, na real, o Brasil tá levando a pior. A gente leva a maior taxa, 50%, com entrada em vigor prevista para 6 de agosto. Aí depois vem a Síria (41%), Laos e Mianmar (Birmânia), ambos com 40%. Já o Reino Unido e as Ilhas Malvinas escaparam mais baratos, com apenas 10%. Que diferença, né?

Segundo a Casa Branca, essa taxa de 50% contra o Brasil é uma resposta a ações do governo brasileiro consideradas uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. A Casa Branca oficializou o percentual, que já tinha sido mencionado pelo republicano numa carta enviada a Lula neste mês. O comunicado afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia americana.

*Com informações da agência de notícias Reuters

Fonte da Matéria: g1.globo.com