Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump promete repasse de recursos de tarifas a americanos de baixa renda

Olha só! Domingo (3), o presidente Donald Trump soltou uma bomba: pode rolar uma grana extra no bolso de americanos de baixa e média renda, graças às tarifas que ele impôs a vários países. Tipo assim, um dividendo, sabe?

“Pode haver uma distribuição, um dividendo para o povo do nosso país, eu diria que para as pessoas de renda média e baixa, poderíamos fazer um dividendo”, declarou Trump a jornalistas antes de embarcar no Air Force One, depois de um joguinho de golfe em Nova Jersey. Imaginem só!

Essa ideia surgiu no meio da polêmica do “tarifaço” de Trump, que entrou numa nova fase na semana passada. Ele assinou uma ordem executiva que mexeu com o comércio global, aumentando as taxas de importação de vários países. A gente tá falando de alíquotas que vão de 10% a 41%, e que entram em vigor a partir de 7 de agosto.

Mas, na real, o Brasil tá levando a pior. A gente é o país mais “tarifado” por Trump, com uma taxa assustadora de 50%, a partir de 6 de agosto. Aí depois vem a Síria (41%), Laos e Mianmar (Birmânia), ambos com 40%. Já Reino Unido e Ilhas Malvinas escapam com taxas de apenas 10%. Uma diferença enorme, né?

Segundo a Casa Branca, essa taxa de 50% contra o Brasil é uma resposta a ações do governo brasileiro que seriam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. Isso mesmo, eles falam sério! O anúncio oficializa o que Trump já havia mencionado numa carta ao Lula neste mês. A Casa Branca justifica a medida alegando que as ações brasileiras prejudicam empresas americanas, a liberdade de expressão de cidadãos americanos e, claro, a política externa e a economia dos EUA.

*Com informações da agência de notícias Reuters

Fonte da Matéria: g1.globo.com