Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Adeus, carimbos! Europa migra para sistema eletrônico de controle de fronteiras

Acabou a era dos carimbos nos passaportes na União Europeia! A partir de 12 de outubro, alguns países do bloco começam a substituir os tradicionais selos por um sistema eletrônico, uma mudança gradual que deve estar completa até 9 de abril de 2026. Calma, viajantes! Até lá, os carimbos ainda rolam.

A novidade, que vai impactar 29 países – entre eles, Portugal, França e Espanha – é o Sistema de Entrada/Saída (EES). O Reino Unido, vale lembrar, ficou de fora dessa. (A lista completa dos países participantes está no final da matéria).

O EES, na prática, vai usar a biometria – foto do rosto e impressões digitais – para identificar os viajantes. E a melhor parte? Não vai ter custo nenhum pra você, turista!

Esse sistema vai ser usado para cidadãos de fora da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça que planejam ficar no espaço Schengen por até 90 dias a cada 180.

Segundo a União Europeia, a ideia é otimizar o controle de fronteiras e fortalecer a segurança, permitindo um rastreamento muito mais eficiente das entradas e saídas.

**Como funciona o EES na prática?**

Chegou no aeroporto? Prepare-se para uma digitalização ou uma foto rápida. Em alguns pontos de fronteira, ou até mesmo via aplicativo (quando disponível), você poderá pré-cadastrar seus dados. Mas atenção! Mesmo com o pré-cadastro, a conferência com um agente de imigração é obrigatória. E eles podem coletar seus dados novamente, se necessário.

O EES faz parte de um pacote maior de modernização dos controles de fronteiras da União Europeia. Outra novidade bombástica é o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS), que entra em operação no último trimestre de 2026. Esse sistema vai exigir uma autorização eletrônica, com custo de 20 euros, para viajantes de países que não precisam de visto para estadias de até 90 dias na UE – como o Brasil, por exemplo.

**Países europeus que vão aderir ao EES:**

Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Tchéquia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

Veja também:

* Passaporte brasileiro sobe no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025
* Quais os documentos necessários para tirar passaporte?
* Passaporte brasileiro sobe no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025; veja o top 20

Fonte da Matéria: g1.globo.com