Birmingham, na Inglaterra, deu seu último adeus a Ozzy Osbourne nesta quarta-feira (30). O ícone do heavy metal, que morreu aos 76 anos no dia 22 de julho, teve um funeral público que emocionou fãs e familiares. A esposa, Sharon Osbourne, visivelmente abalada, acenou para a multidão ao lado dos filhos, Kelly e Jack, enquanto o cortejo fúnebre passava pelas ruas da cidade natal do astro. A comoção foi geral: a multidão gritava “Ozzy!”, num misto de tristeza e homenagem ao “Pai do Heavy Metal”. Olha só a comoção! As imagens do cortejo mostram a dimensão da perda para o mundo da música.
O trajeto do cortejo seguiu por locais icônicos da trajetória de Ozzy, uma verdadeira celebração à sua vida e obra. Imagens e vídeos do funeral circulam pela internet, mostrando a força da despedida. [Incluir links para fotos e vídeos aqui].
A morte de Ozzy foi anunciada em um comunicado oficial da família, que pediu respeito à privacidade neste momento tão difícil. “É com uma tristeza indescritível que anunciamos a morte do nosso querido Ozzy Osbourne”, dizia a nota. “Ele estava em casa, cercado de amor.”
O último show de Ozzy, também em Birmingham, aconteceu no dia 5 de julho. Mesmo com problemas de saúde, ele subiu ao palco, sentado em um trono com um morcego no encosto – uma referência inegável à sua trajetória controversa e icônica. Que figura!
Com o Black Sabbath, Ozzy Osbourne construiu um legado incontestável no heavy metal. Álbuns como “Paranoid” e “Master of Reality” são marcos do gênero. Depois de deixar a banda em 1979, construiu uma carreira solo de enorme sucesso, com hits como “Crazy Train” e “No More Tears”. Seu retorno ao Black Sabbath em 1997 culminou no álbum “13”, lançado em 2013, com shows memoráveis, inclusive no Brasil.
A energia e resiliência de Ozzy impressionavam. “Apesar de todas as minhas reclamações, ainda estou vivo… vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu e não chegaram até aqui”, disse ele em seu programa de rádio este ano. Que força!
Nos anos 2000, Ozzy conquistou uma nova geração com o reality show “The Osbournes”, da MTV. O programa, um sucesso estrondoso entre 2002 e 2005, mostrou um lado mais leve e divertido da família Osbourne.
Em entrevista ao g1 em 2018, Ozzy confessou o cansaço de quase 50 anos na estrada. “Me sinto como um rato em uma roda”, disse ele, explicando o desejo de desacelerar para acompanhar o crescimento dos netos. “Perdi meus filhos crescendo enquanto viajava. Só quero ficar mais em casa agora.”
Ozzy Osbourne deixa a esposa, a empresária Sharon Osbourne, e seis filhos: Aimee, Kelly, Jack, Jessica, Louis e Elliot. Sua ausência certamente deixará um grande vazio. Descanse em paz, Ozzy.
Fonte da Matéria: g1.globo.com