Imagina só: você tenta uma selfie descolada e, de repente, rasga um quadro com mais de 300 anos! Ou, pior ainda, come uma banana que vale milhões… Parece inacreditável, né? Mas, acredite, esses e outros perrengues bizarros já aconteceram, protagonizados por turistas em museus e monumentos históricos pelo mundo. A gente separou quatro casos que vão te deixar de queixo caído!
Primeiro, a história da banana de US$ 6,2 milhões! Em 12 de julho, um visitante do museu Pompidou, em Metz (França), simplesmente comeu a banana da obra “Comedian”, do artista Maurizio Cattelan. A obra? Uma banana colada na parede com fita adesiva. Olha só que absurdo! A equipe do museu reagiu rápido, trocando a banana em questão de minutos. Ufa! Acontece que a fruta é perecível, então, segundo o próprio museu, é substituída regularmente, seguindo instruções do artista. Mas essa não foi a primeira vez, não! Em 2024, o empresário Justin Sun, da plataforma de criptomoedas Tron, também deu uma “beliscada” na banana milionária – depois de comprá-la, é claro! E em 2019, o artista performático David Datuna fez o mesmo em Miami, alegando que estava com fome. Meu Deus!
Outro caso inusitado: um turista em Verona, Itália, quebrou uma cadeira de cristais Swarovski em maio, enquanto tentava tirar uma foto. A obra, inspirada em Van Gogh e criada pelo artista Nicola Bolla, estava exposta no Palazzo Maffei. O museu processou o sujeito, mas não divulgou o valor do estrago. Pelo menos, a peça já foi restaurada, segundo informações da instituição. Nas redes sociais, o museu desabafou: “o pesadelo de qualquer museu”. E não é que é mesmo?
Em junho, na Galeria Uffizi, em Florença, um turista que tentava fazer um meme, tropeçou e rasgou um quadro de Anton Domenico Gabbiani, de 1712, que retrata o príncipe Ferdinando de Medici. Segundo o jornal Corriere della Sera, o tombo aconteceu nos degraus de proteção instalados para manter distância das obras. O resultado? Um rasgo na altura do pé direito do príncipe, no quadro de 300 anos!
Para fechar com chave de ouro, um turista alemão de 22 anos, em setembro de 2023, escalou uma fonte histórica em Florença para tirar uma foto. Resultado? Danos na estátua de Netuno, do século XVI! Ele quebrou um pedaço da peça principal e, na descida, ainda arranhou o casco de um dos cavalos esculpidos. O prejuízo estimado? Cerca de R$ 27 mil! Além da multa, o prefeito da época, Dario Nardella, postou fotos do ocorrido nas redes sociais. Na real, um desastre total!
Fonte da Matéria: g1.globo.com