Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Ataque a tribunal no Irã deixa cinco mortos, diz imprensa

Pelo menos cinco pessoas morreram e treze ficaram feridas num ataque a tiros a um tribunal em Zahedan, capital da província de Sistão-Baluchistão, no sudeste do Irã. A informação foi divulgada pela mídia iraniana. Nossa! Que tragédia! Segundo a agência de notícias estatal IRNA, um alto oficial da polícia confirmou que três atacantes também foram mortos durante o confronto com as forças de segurança.

Imagina só: entre as vítimas fatais, estavam uma mãe e uma criança. Os homens armados, do grupo extremista sunita Jaish al-Adl Baluch, lançaram até uma granada no prédio do tribunal. De acordo com o grupo de direitos humanos balúchis HAALVSH, que ouviu relatos de testemunhas, vários funcionários do judiciário e agentes de segurança foram mortos ou feridos quando os agressores invadiram o gabinete dos juízes. Acho inacreditável a violência!

A região de Sistão-Baluchistão, vizinha ao Paquistão e ao Afeganistão, é palco de frequentes confrontos entre forças de segurança iranianas e grupos armados. A população local, majoritariamente composta pela minoria muçulmana sunita balúchi, há muito tempo sofre com a marginalização econômica e a falta de representatividade política. Muitos desses grupos, sejam militantes sunitas ou separatistas, lutam por mais direitos e autonomia. O governo iraniano, por sua vez, acusa alguns desses grupos de terem ligações com potências estrangeiras, além de envolvimento em contrabando e atividades insurgentes na região de fronteira. É um cenário bem complexo, né? Uma situação triste que precisa de uma solução urgente.

Fonte da Matéria: g1.globo.com