A escolha do pneu certo para sua moto é crucial para a segurança e o desempenho. Afinal, largura, altura e diâmetro da roda influenciam diretamente na pilotagem. Embora a tentação de mudar as especificações originais seja grande, especialistas alertam: cuidado! Não é tão simples assim.
Orlando, da DPaschoal, explica que, ao contrário dos carros, a troca de pneus em motos exige mais precisão. “Aumenta a largura em, no máximo, 10. Tipo, de 100 pra 110, entende? Passar disso? Aí tem risco de pegar no garfo e nas correias, viu?”.
Trocar o aro? Melhor pensar duas vezes! Isso pode mexer com o velocímetro, levando a multas injustas. Imagine: o ponteiro marca 60 km/h, mas você tá a quase 70! Aí não tem jeito, a multa chega.
Mas então, como escolher o pneu ideal? Vamos lá:
**Qual o pneu certo para sua moto? O manual é seu melhor amigo!**
Primeiro, consulte o manual da sua moto. Lá estão as especificações do fabricante, com medidas de largura e tamanho da roda. Isso é essencial para garantir a compatibilidade. Muita gente se apega ao número do pneu já instalado, mas em motos usadas, isso pode estar errado devido a trocas anteriores ou erros na montagem. Pode trocar a marca, sim, mas o ideal é usar um par do mesmo fabricante. Alonso, da Dunlop, explica: “Se usar duas marcas diferentes, dependendo da moto, ela pode não ficar bem regulada, sabe? Aí a segurança na pilotagem diminui, seja na pista, na terra ou na rua”.
**Decifrando os códigos dos pneus: números e letras que importam.**
Os números e letras no pneu não são só enfeites! Eles trazem informações importantes. Vamos entender: os três primeiros números indicam a largura em milímetros (100 significa 10 cm). Os dois depois da barra indicam a altura em porcentagem da largura (90 significa 90% da largura). O número seguinte é o diâmetro do aro em polegadas. As letras “M/C” indicam que o pneu é para motocicletas. O índice de carga mostra o peso que cada pneu suporta (lembre-se de dividir o peso total da moto e da carga por dois). A letra final indica a velocidade máxima segura. “Tubeless” ou “TL” significam que o pneu não precisa de câmara. “TT” ou “Tube Type” indicam que precisa.
Exemplo: 110/90-16 M/C 59P Tubeless. 110 mm de largura, altura de 95% da largura, aro 16, para moto, suporta até 243 kg por pneu (486 kg para os dois pneus), velocidade máxima de 150 km/h e sem câmara.
**Câmara de ar: um detalhe que faz toda a diferença.**
Se sua moto usa câmara, não abra mão dela! Orlando alerta: colocar câmara em pneu sem câmara pode causar danos. “As raias internas vão ‘mastigar’ a câmara, rasgando ela”, explica. Alonso completa: “Usar câmara em pneu que não foi projetado para isso pode superaquecer o pneu, desgastando ele mais rápido”.
**Data de fabricação: pneu velho pode ser perigoso.**
Cuidado com promoções de pneus muito baratos! Eles podem ser antigos. Orlando explica que “a composição dos pneus tem cerca de 24 elementos, e alguns perdem elasticidade e viscosidade com o tempo, podendo até ressecar”. Pneus com dois ou três anos não são necessariamente um problema, desde que bem armazenados. A garantia de cinco anos, comum em fabricantes, é contada a partir da nota fiscal, não da fabricação. Observe o código DOT para descobrir a data de fabricação. Pneus muito velhos podem ter a borracha endurecida, reduzindo a segurança.
**Como fazer o pneu durar mais e os cuidados com pneus usados.**
Aceleração brusca é o inimigo número um do pneu de moto. Alonso explica: “Diferente do pneu de carro, o de moto sofre mais com a performance. Em motos acima de 300 cilindradas, eles são mais curvados para garantir aderência em curvas.” Acelerações suaves e pilotagem menos agressiva aumentam a vida útil do pneu. Use os freios de forma equilibrada, priorizando o freio traseiro, para não sobrecarregar o pneu dianteiro, que também é responsável pela tração. Se os sulcos do pneu estão na metade da profundidade, não significa que ele está na metade da vida útil. O desgaste se acelera após um certo ponto. Pneu careca é sinônimo de perigo, mesmo com freios excelentes. Lembre-se: a segurança não tem preço.
Fonte da Matéria: g1.globo.com