Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

EUA destruíram apenas uma das três usinas nucleares iranianas, revela NBC

Olha só que notícia bombástica! A NBC divulgou nesta quinta-feira (17) uma reportagem que joga uma bomba no debate sobre o ataque americano ao Irã em junho. Segundo um relatório interno do governo americano, vazado para a emissora, apenas UMA das três instalações nucleares iranianas de enriquecimento de urânio foi completamente destruída. Isso mesmo, apenas uma!

As três instalações – Fordow, Natanz e Isfahan – foram alvos de um ataque com o poderoso B-2 Spirit, no auge do conflito entre Irã e Israel, com o então presidente Donald Trump entrando de cabeça na jogada. O plano? Lançar bombas capazes de perfurar montanhas em pleno coração do programa nuclear iraniano. Uau!

Na época, Trump, bem… ele afirmou que Fordow, aquela usina subterrânea construída nas profundezas de uma montanha, tinha sido completamente reduzida a pó. Mas, segundo essas fontes da NBC, a história não é bem essa. A reportagem não revela qual das três foi, de fato, destruída. Que mistério, né?

Um relatório preliminar do Pentágono, ao qual o New York Times teve acesso, sugeriu que o ataque, na verdade, só atrasou o programa nuclear iraniano em alguns meses. Trump, claro, negou veementemente. Mas, até hoje, Washington não apresentou provas concretas sobre a extensão dos danos. Me parece que alguém tá escondendo algo…

O Irã, por sua vez, admitiu danos “graves” às suas instalações, mas também não entrou em detalhes. Imagens de satélite, no entanto, mostram crateras gigantescas em Fordow, o que reforça a gravidade do ataque, mesmo que não tenha sido a destruição total que Trump anunciou. A verdade, como sempre, parece estar em algum lugar no meio do caminho. E esse “algum lugar” ainda tá cheio de mistério.

Fonte da Matéria: g1.globo.com