Depois de uma década longe do Brasil, a Geely, gigante chinesa do setor automotivo, está de volta! E com tudo: seu primeiro lançamento por aqui é o EX5, um SUV elétrico que chega importado, mas com planos ambiciosos de produção nacional em parceria com a Renault. A expectativa é grande, principalmente considerando o preço inicial de R$ 205 mil.
O EX5, um SUV médio, ostenta um visual que já se tornou familiar entre os elétricos chineses. Na frente, a grade totalmente fechada e os faróis com luzes diurnas (DRLs) alongadas chamam a atenção. Olha só a elegância! Na traseira, as lanternas interligadas por uma faixa de LED criam um efeito moderno, mas as maçanetas escamoteáveis roubam a cena. Essa solução, além de dar um toque de sofisticação, lembra muito o estilo Tesla e melhora a aerodinâmica do veículo.
E por dentro? Minimalismo é a palavra-chave. A central multimídia de 15,4 polegadas domina o painel, controlando quase tudo. Alguns botões físicos cuidam da ventilação básica, mas os ajustes finos ficam por conta da tela. Até o piloto automático adaptativo é comandado por botões minimalistas, sem os ícones tradicionais. Incrível como a Geely conseguiu integrar tecnologia e simplicidade!
Diferente do Volvo EX30, que também faz parte do grupo Geely, o EX5 conta com um painel de instrumentos digital e um head-up display (HUD) de 13,8 polegadas. A tecnologia embarcada é de ponta! Sob o capô, um motor elétrico de 218 cv e 32 kgfm de torque garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Alimentado por uma bateria de 60,2 kWh, homologada pelo Inmetro, o EX5 proporciona uma autonomia de 413 km.
E a recarga? Super rápida! Compatível com carregadores de até 100 kW, ele leva apenas 20 minutos para ir de 30% a 80% da capacidade da bateria.
**Preços e Versões:**
* **Geely EX5 Pro (R$ 205.800):** Central multimídia de 15,4 polegadas, sistema de som com 6 alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, câmera 360 graus, rodas de liga leve aro 18, direção elétrica.
* **Geely EX5 Max (R$ 225.800):** Todos os itens do Pro, mais porta-malas elétrico, farol alto automático, teto solar panorâmico, rodas aro 19, banco do passageiro com ajuste elétrico, bancos dianteiros com massagem, espelho interno fotocrômico, sistemas de assistência ao motorista, HUD e sistema de som com 16 alto-falantes e sensor de estacionamento dianteiro.
**A Concorrência:**
No mercado brasileiro de SUVs elétricos médios, o EX5 terá rivais de peso, como:
* porD Yuan Plus: R$ 235.800
* Renault Megane e-Tech: R$ 279.990
**Geely: Voltando com Força Total**
A Geely já teve uma breve passagem pelo Brasil na década de 2010, com modelos importados pelo Grupo Gandini (hoje representante da Kia). A aventura durou cerca de dois anos, com os modelos EC7 e GC2, mas acabou interrompida pela alta do dólar e baixa demanda.
Hoje, a empresa é bem diferente. É dona da Volvo e da Lotus, e mantém uma forte parceria com a Renault, inclusive em uma joint venture global chamada Horse, focada em motores. Nissan e Mitsubishi já utilizam esses motores em alguns de seus veículos. Essa parceria com a Renault também se estende à Coreia do Sul e, agora, ao Brasil, onde o EX5 será comercializado com o apoio da montadora francesa, mas em pontos de venda independentes. A produção local está prevista para acontecer na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).
Por enquanto, a Geely conta com pontos de venda em 22 shoppings e 23 concessionárias em 18 cidades distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. A volta da Geely promete agitar o mercado!
Fonte da Matéria: g1.globo.com