Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Ataque israelense atinge Ministério da Defesa sírio em Damasco; Vídeo mostra explosão

Olha só! Imagens ao vivo da Al Jazeera mostraram um ataque aéreo israelense devastador contra o Ministério da Defesa da Síria, nesta quarta-feira (16). O prédio, localizado perto do Palácio Presidencial em Damasco, capital síria, foi atingido com força bruta. O vídeo, que circula nas redes, mostra uma explosão gigantesca no centro da estrutura, destroços voando por todos os lados e uma imensa nuvem de fumaça encobrindo o horizonte. Impressionante!

Esse ataque, na real, representa mais um capítulo tenso no conflito no Oriente Médio. As Forças Armadas de Israel alegam que a ação foi uma retaliação aos confrontos entre soldados sírios e a comunidade drusa, minoria étnica presente tanto em território israelense quanto na Síria. Segundo os militares israelenses, eles “atingiram o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio” em Damasco e que continuam “monitorando os acontecimentos e as ações contra os civis drusos no sul da Síria”.

De acordo com a agência estatal síria de notícias, o ataque deixou ao menos um morto e 18 feridos em Damasco. Meu Deus! O Ministério da Defesa sírio pediu à população que ficasse em casa. A Reuters conseguiu falar com alguns moradores por telefone, que relataram estarem escondidos em casa, apavorados, sem energia elétrica. Uma situação desesperadora, né?

Essa foi a terceira ofensiva israelense em três dias. Fontes do Ministério da Defesa sírio disseram à Reuters que pelo menos dois drones atingiram o prédio e que as autoridades se refugiaram no porão. A TV estatal Elekhbariya reportou que dois civis ficaram feridos.

O repórter Osama Bin Javaid, da Al Jazeera, que estava no local, testemunhou os dois ataques. Segundo ele, um atingiu a entrada principal e outro, próximo aos fundos do prédio. Ainda de acordo com o repórter, ainda havia equipamentos sobrevoando a área e rajadas de tiros foram ouvidas, provavelmente de posições defensivas sírias respondendo aos drones. “Isso mostra que a situação tá se agravando. Os ataques israelenses chegaram ao coração de Damasco”, declarou o repórter.

A mídia estatal síria também informou que os ataques atingiram Sweida, cidade no oeste da Síria com maioria drusa, onde soldados sírios atacaram a população local. As tropas do governo sírio foram enviadas para Sweida na segunda-feira (14) para conter os confrontos entre drusos e beduínos armados, mas acabaram entrando em conflito com as próprias milícias drusas. Uma situação extremamente complexa.

O momento exato do ataque aéreo israelense ao Ministério da Defesa foi registrado pela Al Jazeera e mostra a gravidade da situação.

Fonte da Matéria: g1.globo.com