Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Beijos de Superman cortados na Índia: Censura volta à tona

Estreou essa semana o novo filme do Superman, mas com uma surpresa: na Índia, o longa passou por uma “faxina” antes de chegar às telonas! A Warner Bros. teve que cortar duas cenas de beijos, sobretudo um beijão de 33 segundos no ar, a pedido do Conselho Central de Certificação de Filmes da Índia (CBFC). A informação é da revista Variety, que diz que o CBFC achou as cenas “excessivamente sensuais”. Nossa!

Isso não é novidade, não é mesmo? Este ano já rolou outros casos parecidos. O filme “F1”, por exemplo, teve um emoji de dedo do meio trocado por um punho fechado – imagina a situação! Já “Thunderbolts” chegou às salas de cinema indianas com alguns palavrões abafados. Me parece que a coisa tá ficando séria…

Pra mim, essa situação toda reacendeu o debate sobre a liberdade de expressão na Índia. Afinal, o CBFC tem um poder enorme sobre a indústria cinematográfica, ditando o que pode ou não ser exibido. É complicado, né? Afinal, eles controlam desde a exibição até a produção dos filmes. Acho que é um assunto que merece uma discussão mais profunda.

Vale lembrar que o novo Superman já rendeu outras matérias aqui no G1: você já viu a nossa análise sobre o filme? Ele é bobo e otimista, mas um bom começo para os planos ambiciosos da DC no cinema. E você sabia que o Superman espirra, chora, faz a barba, mas não faz sexo? Tem um lado humano nele que muita gente não conhece! E pra finalizar, que tal conferir nossa matéria sobre quem foi o melhor Superman do cinema, desde Kirk Alyn até David Corenswet? Ah, e não esquece de assistir ao trailer!

Fonte da Matéria: g1.globo.com