Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump copia Ortega: ameaça revogar cidadania de desafetos, como Rosie O’Donnell

Olha só que coisa! Donald Trump, o presidente americano, parece ter encontrado inspiração no ditador nicaraguense Daniel Ortega para ameaçar seus inimigos políticos com a perda da cidadania. A atriz Rosie O’Donnell, sabe?, tá no meio dessa confusão toda. Em Nicarágua, centenas de opositores de Ortega perderam a nacionalidade – virou rotina, tipo assim, desde que ele assumiu o poder em 2007. Isso é inacreditável!

Na Truth Social, Trump escreveu: “Como Rosie O’Donnell não tá a favor dos melhores interesses do nosso Grande País, estou considerando seriamente tirar sua cidadania. Ela é uma ameaça à humanidade e deveria voltar para a Irlanda, que é um país maravilhoso”. Meu Deus!

Mas, calma aí. Ao contrário de Ortega, que turbinou seus poderes com uma reforma constitucional, Trump tá com as mãos atadas pela 14ª Emenda da Constituição americana. A Suprema Corte já decidiu, lá em 1967, que cassar a cidadania de americanos natos é inconstitucional, totalmente fora dos padrões democráticos americanos.

Rosie, filha de pai irlandês e mãe americana, se mudou pra Irlanda logo depois que Trump assumiu, em janeiro. A treta entre os dois é antiga, viu? Quando apresentava o “The View”, ela criticava Trump sem dó nem piedade. Aí, virou alvo de ataques pesados dele.

A reação de Rosie? Irada! Ela respondeu com ironia: “Vai em frente, Rei Joffrey com bronzeado de tangerina!”, referindo-se ao vilão de “Game of Thrones”. E ainda soltou: “O presidente dos EUA sempre me odiou porque eu o vejo como ele realmente é: um vigarista, criminoso, abusador sexual, mentiroso, decidido a prejudicar nossa nação para se beneficiar”.

Essa jogada de Trump, de ameaçar revogar a cidadania, é pura imitação do modelo autoritário de Ortega. Uma forma de intimidar os adversários, sabe? Ele já tentou isso com Elon Musk, nascido na África do Sul e naturalizado americano, e com Zohan Mamdani, candidato democrata à prefeitura de Nova York, naturalizado americano desde os 7 anos (Trump o chamou falsamente de imigrante ilegal).

Na real, as ameaças de Trump, incluindo a de Rosie O’Donnell, não têm base legal nenhuma. Mas, me parece que isso serve pra desviar o foco das críticas sobre as tarifas e os cortes de funcionários em agências federais, principalmente após as enchentes no Texas. Acho que é uma estratégia pra tentar abafar o barulho. Trump, aliás, prometeu um “grande anúncio” sobre a Rússia para a segunda-feira, dia 14. Vamos ver no que vai dar.

Fonte da Matéria: g1.globo.com