Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Tarifaço de Trump: Crise no Nordeste após cancelamento de exportação de mel

A decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, já causou um baque na economia do Nordeste. Doze mil pequenos produtores de mel foram afetados diretamente pelo “tarifaço”, com o cancelamento de grandes remessas para os Estados Unidos. A gente te explica o que rolou.

**O que aconteceu com as exportações de mel orgânico do Piauí para os EUA?**

Olha só: o anúncio da tarifa, na quarta-feira (9), fez com que compradores americanos cancelassem imediatamente pedidos gigantescos de mel orgânico brasileiro. Isso pegou todo mundo de surpresa! O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mel, e o Piauí, várias vezes campeão nacional, se destaca nesse cenário.

**Quantas toneladas de mel foram afetadas?**

A situação é bem grave. Duas grandes empresas tiveram suas exportações canceladas: o Grupo Sama, uma das maiores exportadoras de mel do mundo, teve 585 toneladas de mel orgânico barradas; já a Casa Apis, cooperativa do Sul do Piauí, viu 95 toneladas de seu produto com destino cancelado. É muita coisa!

**Por que os compradores americanos cancelaram os pedidos?**

Na real, os importadores americanos estão com medo! Eles temem que o mel chegue aos EUA *depois* da tarifa entrar em vigor, encarecendo o produto e gerando um prejuízo enorme. Só para o Grupo Sama, por exemplo, o impacto seria de aproximadamente US$ 6 milhões a mais na conta. Imagina!

**Quem são os produtores afetados?**

Pelo menos 12 mil pequenos produtores do Nordeste, principalmente do Piauí, Ceará, Maranhão e Bahia, que fornecem mel para o Grupo Sama, foram atingidos. O mel deles é processado em indústrias no Piauí e em São Paulo antes da exportação. É um impacto devastador para essas famílias.

**Qual é a importância do Piauí na exportação de mel?**

Os EUA consomem 80% do mel brasileiro exportado. Em 2024, o Piauí liderou as exportações para lá, mesmo sem ser o maior produtor nacional. Como bem pontuou Islano Marques, gestor corporativo da Área Internacional e Mercado da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi): “O Piauí é o 22º estado em exportações para os EUA. Mesmo assim, tem uma relação muito forte. Em torno de 85% da nossa exportação de mel vai para o mercado americano”. Uma dependência preocupante, não é?

**O que acontecerá com o mel que já estava pronto para exportação?**

Uma parte do mel do Grupo Sama já estava no porto, outra em processamento e o restante em trânsito. Com o cancelamento, tudo precisa ser estocado em câmaras refrigeradas, gerando custos extras para as empresas. Uma dor de cabeça e tanto!

**Há alguma tentativa de reverter os cancelamentos?**

Sim! A Casa Apis está negociando com os clientes americanos para, pelo menos, conseguir exportar os contêineres que já estão nos portos. A esperança é a última que morre, né?

**Qual o impacto econômico da tarifa de Trump para o setor?**

Além dos prejuízos imediatos com os cancelamentos, o setor teme uma queda nas exportações e um aumento nos custos logísticos. O mel orgânico brasileiro pode perder competitividade no mercado internacional. A situação é, no mínimo, preocupante.

**(Imagem: Arquivo pessoal/Sávio Magalhães/TV Clube)**

Fonte da Matéria: g1.globo.com