Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Filho de El Chapo se declara culpado por tráfico de drogas nos EUA

Ovidio Guzmán López, filho do infame traficante mexicano “El Chapo”, se declarou culpado na sexta-feira (11) em um tribunal de Chicago. Cara, que reviravolta! Ele fechou um acordo com a promotoria, mas, olha só, ainda pode pegar prisão perpétua. A gente tá falando de um cara envolvido com muito tráfico pesado: cocaína, heroína, metanfetamina, maconha e fentanil – tudo indo parar nos EUA. Imaginem a quantidade de droga!

O “El Raton”, como é conhecido, 35 anos de idade, responde por duas acusações de distribuição de drogas e mais duas de participação em empreendimento criminoso contínuo. Ele admitiu os crimes, incluindo lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas, tudo ligado à sua participação no cartel do pai. A sentença vai ser mais pra frente, mas ele já confessou ter supervisionado a produção e o contrabando de toneladas de drogas para os Estados Unidos.

Segundo a promotoria, ele e o irmão, os “Chapitos” – os “pequenos Chapos” –, reergueram o Cartel de Sinaloa depois da prisão do pai, em 2016. Eles lucraram milhões, principalmente com o envio de fentanil para os EUA. Isso é inacreditável, né? A quantidade de dinheiro envolvida…

Aliás, o irmão dele, Joaquín Guzmán López, foi preso em El Paso junto com Ismael “El Mayo” Zambada, um dos chefes do cartel, em julho passado. Uma operação bem armada, que envolveu o próprio Joaquín atraindo El Mayo para os EUA num avião particular. Curioso, né? Joaquín, também conhecido como “El Guero”, se declarou inocente das acusações de tráfico e lavagem de dinheiro. Os promotores disseram que não vão pedir a pena de morte pra ele. El Mayo também se declarou inocente, mas seu advogado já tinha dito, lá em fevereiro, que ele poderia aceitar um acordo se escapasse da pena capital.

O pai dos dois, El Chapo, cumpre prisão perpétua numa prisão de segurança máxima no Colorado desde 2019, depois da condenação por tráfico. Ovidio foi extraditado do México para os EUA em setembro de 2023, num contexto de guerra declarada do governo americano contra o fentanil. Só em 2023, essa droga matou quase 200 americanos por dia! Um número assustador!

Essa guerra contra os cartéis mexicanos, inclusive, foi um ponto chave nas negociações comerciais entre o então presidente Donald Trump e o México. Trump pressionou muito o país vizinho para conter o fluxo de fentanil, ameaçando com tarifas.

Enfim, a prisão de El Mayo e Joaquín, filho de El Chapo, já tinha sido anunciada pelos EUA. O Departamento de Justiça norte-americano considera o Cartel de Sinaloa uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo. A gente acompanha os desdobramentos desse caso. Acho que vai dar o que falar ainda!

Fonte da Matéria: g1.globo.com