Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Bolsonaristas na Câmara elogiam Trump horas antes de anúncio de tarifas americanas

Olha só que coincidência! Poucas horas antes do anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, dominada por deputados bolsonaristas, aprovou uma moção de louvor a Donald Trump. Isso mesmo, na manhã desta quarta-feira (9), rolou a homenagem ao ex-presidente americano.

A moção, apresentada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e aprovada com o apoio de outros deputados da oposição, enaltece o “brilhante trabalho” de Trump como presidente. O texto chega a dizer que ele é “um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido”. Será? Me parece um tanto exagerado, né?

Quem preside a comissão, o deputado Filipe Barros (PL-PR), é um conhecido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Acho que não é coincidência essa aprovação, não tá? A comissão, como já disse, tá lotada de oposicionistas.

A decisão gerou críticas pesadas. Na coletiva de imprensa no início da noite, o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), repudiou a homenagem. “Queremos repudiar essa aprovação, essa moção de louvor a Donald Trump aprovada na Comissão de Relações Exteriores pela bancada do PL”, disse ele, indignado. Lindbergh ainda completou: “O Brasil vai ficar dividido entre quem defende os brasileiros e quem defende os interesses norte-americanos e de Trump”. Uau, forte declaração! Na real, a situação é tensa. A gente fica se perguntando: qual o timing dessa homenagem, hein? Será estratégia ou mera coincidência? Difícil dizer.

Fonte da Matéria: g1.globo.com