Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Australiana condenada à prisão perpétua por envenenar família com cogumelos letais

Erin Patterson, 50 anos, foi considerada culpada nesta segunda-feira (7) pelo assassinato de três membros da família de seu ex-marido. A sentença ainda não foi divulgada, mas a Reuters afirma que ela pode pegar prisão perpétua. A mulher foi acusada de envenenar seus parentes com cogumelos “death cap” – extremamente tóxicos – durante um almoço em sua casa em Leongatha, na Austrália, em julho de 2023.

Olha só que caso chocante! Um júri, formado por sete homens e cinco mulheres, deliberou por uma semana – após se reunir em 30 de junho – e decidiu pela culpa de Patterson nos assassinatos da sogra, Gail Patterson, do sogro, Donald Patterson, e da cunhada de Gail, Heather Wilkinson. Além disso, ela também foi considerada culpada por tentativa de homicídio contra Ian Wilkinson, marido de Heather.

Todos os quatro participaram de um almoço na casa de Erin, onde ela serviu um Beef Wellington. Logo depois, todos passaram muito mal. A polícia encontrou, na receita, cogumelos death cap, capazes de causar a morte. Nossa, que horror!

Durante as dez semanas de julgamento, a promotoria apresentou uma tese arrasadora: Erin teria planejado tudo. Primeiro, ela teria inventado um diagnóstico de câncer para atrair seus parentes ao almoço fatal. Em seguida, preparou porções envenenadas para os convidados, mas reservou uma porção limpa para si mesma. Depois, mentiu dizendo que também havia passado mal para despistar as investigações. Por fim, ainda tentou destruir provas e enganar a polícia. Uma verdadeira peça de teatro macabra!

A defesa, por sua vez, alegou inocência, atribuindo as mortes a um acidente. Patterson, visivelmente emocionada durante o julgamento, contou sobre sua luta contra a obesidade, transtornos alimentares e baixa autoestima. Ela disse que mentiu sobre o câncer não para matar a família, mas sim para criar coragem para contar aos filhos sobre sua cirurgia bariátrica, da qual tinha vergonha. Ela também explicou que não adoecerá por ter comido compulsivamente um bolo levado pela sogra e depois induzido o vômito – um comportamento associado à bulimia. Me parece que a estratégia da defesa não convenceu o júri.

O caso ganhou enorme repercussão na Austrália. Mortes por cogumelos venenosos são raras no país, apesar da existência de diversas espécies tóxicas, incluindo os temíveis death cap. Após o incidente, ocorrido em 29 de julho, Don e Gail Patterson e Heather Wilkinson faleceram. Ian Wilkinson, que também ficou doente, sobreviveu e recebeu alta em setembro.

Erin Patterson foi presa em novembro de 2023. A polícia de Victoria realizou buscas em sua casa com cães farejadores especializados em eletrônicos, buscando por mais provas. A sentença, que pode significar prisão perpétua, será anunciada em breve. Esse caso, na real, deixa um gostinho amargo e mostra o lado sombrio da natureza humana.

Fonte da Matéria: g1.globo.com