Olha só! O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou na terça-feira (1º de julho) o que muita gente já temia: a USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, foi oficialmente desativada. Na real, a agência, já descontinuada no início do ano pelo governo Trump, vai ser totalmente absorvida pelo Departamento de Estado.
Segundo um comunicado oficial no site do Departamento, Rubio voltou a criticar a USAID, chamando-a de ineficiente. “Essa era de ineficiência patrocinada pelo governo acabou!”, declarou ele. “A partir de hoje, a USAID não vai mais tocar nos programas de ajuda externa. Os projetos que seguirem a linha da administração e beneficiarem os interesses americanos serão administrados pelo Departamento de Estado, com mais responsabilidade, estratégia e, claro, eficiência”, completou.
A ajuda externa americana não vai sumir, não. Mas, segundo Rubio, ela vai se concentrar nos interesses do governo Trump e, principalmente, nos interesses nacionais dos EUA. Só que ele não deu mais detalhes sobre isso, sabe? Deixou a gente no ar.
A USAID era a maior agência humanitária americana, responsável por toda a ajuda externa do país. Seu fechamento gerou muita preocupação, né? Afinal, eram muitos países e programas beneficiados. Um estudo recente da revista *The Lancet* até previu que o corte de financiamento americano pode causar mais de 14 milhões de mortes até 2030! Isso é assustador!
Tudo isso faz parte da política de Trump de congelar a ajuda externa global, aquela ideia de “Estados Unidos em primeiro lugar”. Desde que voltou à Casa Branca em janeiro, ele vem implementando essas medidas.
Essa reportagem ainda está sendo atualizada, então fiquem ligados para mais informações!
Fonte da Matéria: g1.globo.com