Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump ataca Mamdani após vitória nas prévias democratas para prefeito de Nova York

Donald Trump, presidente dos EUA, disparou contra Zohran Mamdani nesta quarta-feira (2), após a vitória do deputado democrata nas prévias para a prefeitura de Nova York. “Não vou deixar esse lunático comunista destruir Nova York!”, escreveu Trump em sua rede social, o Truth Social. Olha só a declaração dele: “Como presidente dos EUA, tenho todos os controles e todas as cartas na mão. Vou salvar a cidade e torná-la ‘quente’ e ‘grandiosa’ de novo, assim como fiz com os bons e velhos EUA!”.

Mamdani, um socialista democrata de 33 anos, derrotou seu oponente, Andrew Cuomo, nas primárias do Partido Democrata, conforme confirmado pela Justiça eleitoral na terça-feira. A vitória, anunciada em 24 de junho, foi uma surpresa para muitos, já que Mamdani era um deputado estadual relativamente desconhecido. Na real, ele superou Cuomo na terceira rodada da contagem de votos, alcançando mais de 56% dos votos – uma maioria simples era necessária para vencer.

Agora, Mamdani vai encarar o atual prefeito, Eric Adams, nas eleições gerais de 4 de novembro. Adams, que foi eleito em 2021 pelo Partido Democrata, vai disputar a reeleição como candidato independente. Isso porque ele foi indiciado por corrupção, um caso que acabou sendo arquivado pelo Departamento de Justiça.

Se eleito, Mamdani fará história: será o primeiro muçulmano e o primeiro indiano-americano a governar a maior cidade dos EUA. Essa vitória inesperada, me parece, causou um certo pânico entre os democratas, que temem que as posições políticas de Mamdani o tornem um alvo fácil para os republicanos.

A reação de Trump não foi isolada. No dia seguinte à vitória de Mamdani, ele o chamou de “lunático comunista 100%”. Já o comitê do Partido Republicano no Congresso prometeu vincular Mamdani a todos os democratas considerados vulneráveis nas próximas eleições de meio de mandato.

Mamdani, por sua vez, comemorou sua vitória comparando-a à campanha de Adams em 2021. Em um vídeo no X (antigo Twitter), ele disse: “Sempre soubemos que nossa vitória viria após várias rodadas da votação. Quando conseguimos mais votos na primeira rodada do que Eric Adams obteve em sete rodadas na eleição passada, foi impressionante!”. A imagem do deputado comemorando com seus apoiadores em 25 de junho de 2025, após a apuração das primárias, ilustra bem a magnitude da vitória.

Fonte da Matéria: g1.globo.com